Imprimir
PDF

Francisco Ramirez

Sócio e Consultor

Francisco2Iniciou sua carreira executiva nos anos 70 e possui ampla experiência como executivo de recursos humanos e administração. Foi gestor e Diretor Executivo de RH de grandes empresas como o Citibank, Shell, Bonfiglioli, Gerdau, Chase Manhattan e Banco Santander. No Santander foi Diretor de RH da Área Internacional, em Madrid, e participou do processo de expansão internacional que esta instituição viveu nos anos 90 e início deste século. Participou de um grande número de aquisições e incorporações de novos bancos ao Santander, onde liderou processos de avaliação dos executivos das instituições adquiridas e o subseqüente processo de integração, na América Latina, Europa, Ásia e nos EUA. Posteriormente assumiu, no Brasil a Direção Executiva de Administração e RH Humanos, onde concluiu sua carreira executiva em 2000.

Ainda em 2000 assumiu a Presidência da Watson Wyatt no Brasil, consultoria global especializada em change management e estratégias de gestão de recursos humanos. Em 2002 se tornou sócio de uma grande consultoria de Executive Search, na qual, além de projetos de recrutamento para Top Management, conduziu o desenvolvimento de novos serviços de consultoria: executive assessment, mentoring, e integração cultural de novos executivos. Em 2007, junto com Peter Anderson, fundou a ARC, criando uma consultoria de recrutamento centrada em posições de Alta Gerência, Diretoria e Conselho de Administração. Francisco acumula hoje um amplo conhecimento e expertise em avaliação e recrutamento de executivos no setor financeiro (varejo, atacado, seguros, mercado de capitais, investimentos, private equity, etc.) e em diversos setores econômicos, como a industria de bens de consumo, agronegócios, bens de capital, tecnologia, telecomunicações, serviços, infraestrutura, energia, petróleo & gás, etc.

Sua formação inclui um BA em Psicologia e Graduação como Psicólogo, pela UFRJ, com foco em Psicologia Organizacional. Francisco tem extensa formação no Brasil e no exterior, em Administração, Comportamento Organizacional e Administração de Empresas em prestigiosas escolas como a PUC-RJ, FGV-RJ e University of Michigan. É membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e é Professor desde 2003 do INSPER/ IBMEC São Paulo na cadeira de Gestão de Pessoas para os programas CBA, MBA e programas Executivos, além de liderar o Programa INSPER Carreiras.